sexta-feira, 28 de março de 2014

FÔLEGO PARA COMEÇAR NOVAMENTE...


 “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados”. 2 Coríntios 4.8



Na correria do dia-a-dia somos consumidos em nossa paciência pela agressiva imposição do tempo e dos compromissos importantes e fúteis entre as prioridades e banalidades. Por vezes chegamos a estados de esgotamento intelectual, emocional, espiritual e físico e adoecemos.



Apresentamos claros sinais de que estamos enfermos e tocamos a vida como se tudo estivesse muito bem. Tornamo-nos impacientes e agressivos. Ferimos pessoas! O corpo começa a refletir pipocando com todos os tipos de enfermidade que nem a medicina consegue detectar sua origem, porém sua raiz está no coração, isto é, na alma humana.



A banda Titãs já denunciava esta relação entre alma e corpo na canção O Pulso:



“O pulso ainda pulsa

O pulso ainda pulsa...



Peste bubônica

Câncer, pneumonia

Raiva, rubéola

Tuberculose e anemia

Rancor, cisticercose

Caxumba, difteria

Encefalite, faringite

Gripe e leucemia...”



A fé cristã está em guardar a sua alma de natureza pecadora que é agressiva! O filho do rei Davi o sábio rei Salomão já advertia: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. Pv. 4.23



Muitos que estão hoje na igreja acreditam que suas vidas religiosas devem ser vividas assiduamente nas quatro paredes dos templos de suas religiões fechando os olhos para suas próprias debilidades. A maior batalha que travamos está em nossos próprios corações na obrigação de lutarmos contra o nosso maior adversário. Nós mesmos!



Precisamos parar para tomar fôlego e comecemos novamente antes que as doenças do corpo corroam o que está na alma há muito tempo!



Rev. Sandro M. Viana

Outono de 2014. Parnamirm/RN  -  Fonte: www.sandroviana.com

VOCÊ É UMA METAMORFOSE AMBULANTE?




Consistência! Quão raro isto é em nossos dias. Estamos sempre reavaliando o custo e fazendo ajustes quando vemos que o compromisso com a Verdade e o desdém do mundo é um peso que não queremos suportar. Queremos que o mundo nos ache relevantes, interessantes, antenados...


A Bíblia nos conta a história de quando Sodoma foi saqueada e seus habitantes levados cativos, entres eles Ló, sobrinho de Abraão, por alguns reis que se uniram contra a cidade. Abraão, por causa de Ló, perseguiu os reis que tinham saqueado Sodoma, os venceu, libertou a todos...


O rei de Sodoma disse a Abraão: “Fique com todos os bens, só quero que libertes meu povo”.  A resposta de Abraão é a de um homem consistente em todos os sentidos que possamos imaginar: “Eu não aceitarei NADA que pertence a você” ( Gênesis 14.23) – Nada que pertence a Sodoma. Havia muitos bens envolvido ali.


A resposta de Abraão não da espaço para negócios com o mundo. Ele fez uma escolha absoluta. Quando o rei de Sodoma fez sua oferta, Abraão não disse que por hora não aceitaria, mas que oferta era agradável... Abraão não disse: “Lutei muito, corri grande risco, tudo não, mas a metade eu pegarei, você está sendo gentil e agradecido...” – Ou então ele poderia ter dito que naquele instante ele não precisava, mas que se um dia fosse necessário, ele procuraria o rei de Sodoma.


Sua resposta deveria ser o paradigma para todos os que vivem neste mundo para Deus, ele disse: “Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão” -Gênesis 14:22-23


É uma resposta absoluta, não deixa margem para nenhuma dúvida, nenhum recuo. Abraão repete a palavra “NADA” duas vezes. Ele explica detalhadamente, diz que exclui até um fio de uma pela de roupa ou liga de uma sandália, que dirá as coisas preciosas... Ele jura diante de Deus que essa é sua posição e permanecerá nela naquele dia, e no futuro – ou seja, independente das necessidades que ele pudesse vir a ter, ele não queria NADA do rei de Sodoma.

Uma das grandes fraquezas da igreja de nossa geração é que pouquíssimos estão dispostos a serem consistentes em seu compromisso com a Palavra, com a Verdade, com Cristo...

Há compromissos, mas são frágeis, indiferentes, sempre prontos a mudanças, arranjos, reavaliações... O mundo tem muito para oferecer, como o rei de Sodoma naquele dia. Você é uma metamorfose ambulante?



quinta-feira, 27 de março de 2014

UM TRABALHO EM PROGRESSO

Tudo fez formoso em seu tempo. Além disso, ele colocou a eternidade em seus corações, só que ninguém pode descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
- Eclesiastes 3:11
Eu sou um artista . Eu gosto de desenhar e design. Às vezes, quando estou desenhando, alguém vai vir , olhar por cima do ombro , e ver apenas uma certa forma ou formulário.

"O que é que vai ser? " a pessoa pede . "Espere ".

"Eu acho que você deve fazê-lo desta maneira .... "

" Deixe-me fazer isso", eu digo. " Por que você não me deixar sozinho até eu terminar, e depois terei prazer em mostrá-lo a você . "

Todo artista gosta de exibir seu trabalho . Mas quando eu estou trabalhando em minha arte , eu sei que é um trabalho em progresso. Quando eu terminar , então eu estou feliz de mostrá-lo aos outros.

Você, também, é um trabalho em andamento. Deus está fazendo uma obra em sua vida. Quando isso for feito , Ele vai te mostrar. Se isso não é feito , no entanto, ser paciente. Deus vê o fim desde o começo. Nós não podemos ver o que é, mas Deus pode. Isso é importante para se lembrar. Como Deus disse à nação de Israel exilado : "Porque eu sei os planos que estou projetando para vós , diz o Senhor , pensamentos de paz e não de mal , para vos dar um futuro e uma esperança" ( Jeremias 29:11) .

Para Israel, isso significava que eles estariam em Babilônia por um tempo , mas no final , Deus iria levá-los para fora. O que significa especificamente para nós em uma base dia-a- dia, o tempo dirá. Seja o que for , é bom porque Deus está no controle dele.    BOA TARDE!!!

Pastor Silas Malafaia recebe Magno Malta no programa Vitória em Cristo e anuncia que fará graves denúncias: “A chapa vai esquentar”

O pastor Silas Malafaia recebeu o senador Magno Malta (PR-ES) em seu programa Vitória em Cristo, e juntos os dois líderes evangélicos afirmaram que farão um grave alerta à sociedade.

Malta continua a cruzada para viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro, e foi recebido pelo pastor nesta segunda-feira, 24 de março, no Rio de Janeiro.

Recentemente Malafaia manifestou apoio à candidatura de Magno Malta, que além de cantor gospel, é pastor licenciado do ministério e esposo da cantora pentecostal Lauriete. “A chapa vai esquentar”, adiantou o pastor Silas Malafaia.

O principal mote da pré-candidatura de Magno Malta é a redução da maioridade penal, fator que ele acredita ser o principal causador da violência no país. O senador desenvolve trabalhos de recuperação de dependentes químicos através do esporte, incluindo o MMA, que ele é praticante.

Em seu Instagram, Malta publicou uma foto ao lado de Silas Malafaia, e deixou pistas a respeito do teor das denúncias que fará no programa do pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC): “Indo para o Rio gravar com essa fera! 865 proposições no Congresso Nacional contra a família… 

Muda Brasil… Um bom dia!”.


O programa irá ao ar no próximo sábado, 29 de março, às 09h00 pela RedeTV! e às 12h00 pela Band.




terça-feira, 25 de março de 2014

Paulo numa galáxia muito, muito distante!



Não há absolutos morais – apenas “equilíbrio” entre a luz e a escuridão – Esta é a filosofia que George Lucas diz acreditar e que é expresso tão bem na sua série Star Wars. Ele diz não acreditar em absolutos morais. Lucas é fascinado com o relativismo oriental.


Na verdade, apesar disso ser tão repetido e pregado hoje por nossa cultura, ninguém de fato acredita nisso – nem George Lucas. Ou seja, ele não está tão acima da bem e do mal em não fazer distinção entre eles – ou manter que são relativos e não absolutos. Em não fazer distinção moral.


Estava vendo como Lucas revisou, quando relançou a primeira trilogia para DVDs e Blu-rays – a cena, por exemplo, em que Han Solo atira primeiro em Greedo em Uma Nova Esperança – sem dar chances e sem ser em defesa própria, no original de 1977 – nas revisões Han Solo só atira após Greedo ter atirado contra ele.


Na cena atualizada, Solo não é mais um assassino de sangue frio, mas simplesmente está se defendendo. Ou seja, Solo não atiraria num homem só para vê-lo morrer, ou porque lhe é mais conveniente... Mas por que não? Se não existem absolutos morais, certo e errado, se tudo é relativo... apenas a necessidade de “equilíbrio”  entre a luz e a escuridão, os dois lados da força, então por que se preocupar com a situação moral do herói – por que ele não pode ser simplesmente um assassino a sangue frio? É porque ninguém – Nem George Lucas – pode escapar do cosmo moral desenhado pelo Logos de Deus. Muitos podem dizer – não existe certo e errado... Você então pergunta: Estupro é errado? Para manter a coerência a pessoa terá que dizer que é relativo – mas apenas até ter que lidar com o estupro na vida real. E assim sucessivamente. Alguém pode dizer que traição, roubo... é relativo... até ser roubado, traído... Como eu disse, ninguém pode escapar do cosmo moral desenhado pelo Logos de Deus.


Infelizmente muitos “cristãos” também flertam com o relativismo propagado pela cultura. Algo pode ser mais trágico e contraditório? Sequer podemos falar sobre o perdão de Deus em um ambiente assim. Você está obrigado a falar como se Deus não tivesse um claro e imutável caráter, como se não houvesse medida divina para o caráter humano – vimos que na prática ninguém vive assim – Nem mesmo George Lucas numa série de filmes.


Mas não se tornou comum vermos “cristãos” dizendo: “Sigo Cristo e não doutrinas?” –  Existe frase mais sem sentido? - Seguir a Cristo não é seguir um “vulto” místico criado em minha imaginação caída.


Ao dizer isso, se juntando a todos os homens – o dito cristão -  diz que o caminho para a plenitude é parar de medir-se por normas ou expectativas fora de si mesmo, externas – incluindo o mundo inteiro, Deus... Você é a referência de si mesmo, e mais nada. A regra se torna – faça de você mesmo a medida do que é bom e agradável (Decida – mesmo na Bíblia o que se encaixa nisso ou não). Dê a si mesmo uma auto-estima positiva INCONDICIONAL. Para homens assim – o único papel que “Deus” pode desempenhar ( um Deus fictício é claro ), é como um endosso “divino” para sua própria auto-afirmação. Deus nada mais é do que apenas um reforço absoluto de si mesmo. Se Ele se apresenta com claros mandamentos e normas, Ele (Deus) se torna um problema e não parte da solução.

Mas quando começamos a seguir a Cristo, só a Palavra de Deus se destaca como certo e infalível: “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso”. Provérbios 30:5-6 – Isso é que é andar em e com Cristo, isto é que é segui-lo, é o temor do Senhor, esse temor é o sine qua non do conhecimento: “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. Provérbios 1:7 – Esse temor é o sine qua non da Sabedoria: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”. Provérbios 9:10

É na doutrina terrível mais real da Depravação Total que o homem dá seu primeiro passo com Cristo ao ser Regenerado. A realidade dessa doutrina invade a vida e o homem vê a poluição que sempre esteve lá e ele não via antes tão claramente. Seguir a Jesus não é seguir um halo de luz no meio da noite, é ser guiado pela Verdade! “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Salmos 119:105.

Seguir a Cristo começa com a visão correta de Deus, e a luz dela, a visão correta sobre mim mesmo. É nesse ponto que o homem se lança aos pés de Cristo. É nesse ponto de miséria que o único clamor é por misericórdia e graça, por um perdão que ele sabe não merecer. É só nesse ponto que o homem toma sobre si o jugo de Cristo: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.  Mateus 11:29-30 – Só quando a luz da Palavra, se vendo como o mais completo tolo, é que o homem começa os primeiros passos com Cristo rumo a sabedoria: “Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia”.  1 Coríntios 3:18-19 – É só nesse ponto que o homem de fato abraçou Cristo como seu Salvador para então começar a segui-lo; quando esse Salvador é Seu Senhor! Que Ele é o Senhor é algo que já está resolvido antes do primeiro passo no caminho, na conversão, ou, sem sombra de dúvida, o homem não foi regenerado e trilha o caminha da perdição e ainda “jaz no maligno” (1 Jo 5.19) como todo o mundo a sua volta.

O que você acha? Você está seguindo a Cristo? Você é seu discípulo? Se for assim...

Você vai render seu tudo a Ele, sendo guiado por Sua Palvra.
Você deve estar pronto a sofrer com Ele (por causa da Verdade) e morrer por Ele (proclamando a Verdade).

Você deve estar disposto sempre a...

Abraçar Suas doutrinas, se submeter a ser governado por seus preceitos, imitar o seu exemplo ( o que é seguir a Verdade como está revelada em Sua Palavra). Um verdadeiro discípulo é dócil, se submete e adora Seu Mestre acima de tudo. Um verdadeiro discípulo estuda para conhecer a Sua vontade.

Os olhos do verdadeiro discípulo seguindo Seu Mestre ficam fixos nele (Através da Verdade revelada), espera nEle, teme em tudo ofendê-lo (Meditando por isso dia e noite em Sua Palavra), tem prazer em agradá-lo, confia em tudo nEle (no que está registrado em Sua Palavra), zelosamente o imita: ( “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”. 1 Coríntios 11:1), sempre se regozija sendo favorecido com Sua presença, e jamais o deixa minuto a minuto dessa vida, mas se apega a Ele com pleno propósito de Coração.

Quem segue a Cristo está decidido em tudo fazer o que Ele manda: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. João 14:21 – e o faz por respeito à Sua autoridade, por amor a Sua vontade, por reverência a Sua sabedoria, por zelo por Sua honra, por fé em Sua Palavra...

“Sigo a Cristo e não doutrinas!” – É uma frase vazia! É uma frase vazia que termina na perdição eterna. É expressar a cultura onde a própria cultura se contradiz por não poder ser coerente apesar de desejar ser deus de si mesmo.

Todo relativismo tem que negar Deus como Deus – e isso é uma loucura mesmo para o mundo completamente pagão. 

Como Paulo diz: 

 “Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.” - Romanos 2:14-16

Parece que a consciência não pode escapar da verdade absoluta (como em Star Wars), nem mesmo em uma galáxia muito, muito distante.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Santos invisíveis?



Há santos na terra! Não, eles não são perfeitos, mas são “excelentes!”– Muitas pessoas tem escondido a realidade de serem apenas um eco da cultura individualista, do homem centrado em si mesmo... com uma falsa espiritualidade e zelo pelo evangelho, que justifica uma vida que não está em constante comunhão com o Corpo de Cristo numa igreja local.

O suposto “comprometimento” com o evangelho os fez, estranhamente, amar cada vez menos o que Deus ama mais – a igreja... não simplesmente a invisível... mais a de carne e osso, sangue, suor e lágrimas... gente de verdade. O que o homem sobre o qual a Bíblia mais dedica páginas, depois de Cristo, chamado por Deus ‘homem segundo o meu coração” – via e sentia pelos santos? Não os invisíveis, mas os que se podia tocar, abraçar...? Ele diz:

"Quanto aos santos na terra, eles são os excelentes, nos quais está todo o meu prazer."  Salmo 16:3 – Certamente a declaração de Davi não está ligada a perfeição deles, nem ele mesmo podia se colocar assim. Sua grande declaração sobre ele é: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.”Salmos 32:1 – Davi mesmo conhecia essa grande misericórdia para grandes pecados em sua vida. Não era a perfeição que fazia ele ter todo o seu prazer no povo de Deus e chamá-los de excelentes. Então o que é?

Quanto aos santos na terra. Eles estão em Cristo. Isso é o que os distingue. É tudo no que eles precisam ser distinguidos. Nem os seus próprios talentos ou realizações, mas o que Deus tem feito neles. Deus os criou (de novo – Os Regenerou) para além de si mesmos, mas para Ele. Isso muda tudo.

Eles são os excelentes .Há muito o que admirar em cada cristão. Basta começar a fazer perguntas. Cerca de trinta segundos de conversa, as excelências se tornarão evidentes. Ao invés de avaliá-los, classificá-los, analisá-los, para ver se eles estão no nosso nível, ao invés de dizer: "Bem, eles não são perfeitos", o que é insultante, degradante e irrelevante. Os olhos do evangelho, optam por observar as muitas excelências divinamente investidas em outro cristão.

Nos quais está todo o meu praze . Este passo final. É pessoal. É emocional. Ele é sincero. Não é simplesmente para entes, seres invisíveis. Davi é tão ousado que poderia ser interpretado por alguns como idolatria ("todo o meu prazer"). Mas o evangelho não permite nenhuma indiferença, nenhuma atitude "esperar para ver”. Todos os verdadeiros redimidos sabem a indignidade de todos os que foram chamados e sabem a dignidade por causa do chamado: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” - 1 Coríntios 1:27-30
 Nós nos movemos em direção ao outro com alegria intensa.


O mundo não pensa dessa forma. Temos de pensar desta forma. O evangelho exige e nos dá poder e razões irrefutáveis para fazê-lo.
Só podemos viver o evangelho na comunidade dos santos, não sozinhos.  A Bíblia nos dá ordens múltiplas e claras sobre isso. Argumentos sobre argumentos:


Seja dedicado um ao outro (Rm 12:10).

Dê preferência um ao outro (Rm 12:10).

Ser da mesma mente com o outro (Rm 12:16).

Aceitando um ao outro até que ele se torne maduro no conhecimento (Rom. 14:1).

Aceitar um ao outro, mostrando deferência (Rm 14:1-5; 15:07).

Considerando o outro superior a si em amor (Rm 14:05;. Fil 2:03).

Edificando um ao outro (Rm 14:19;. 1 Ts 5:11).

Admoestando uns aos outros (Rm 15:14).

Servir uns aos outros, mostrando deferência em questões de liberdade (Gl 5:13).
Levar a carga uns dos outros (Gl 6:02).

Seja gentil com os outros (Ef 4:2).

Ser gentil com o outro, de modo a preservar a unidade (Ef 4:32).

Falar a verdade um ao outro (Efésios 4:25; Col 3:9).

Se sujeitar um ao outro (Efésios 5:21).

Mostrar compaixão uns aos outros (Colossenses 3:12).

Suportando uns aos outros e perdoando (Col. 3:13).

Perdoar uns aos outros (Colossenses 3:13).

Ser cheio do Espírito Santo, adorando com hinos saturados pela Palavra admoestando uns aos outros (Cl 3:16;. Ef 5:19).

Confortar uns aos outros com a esperança da volta de Cristo (1 Ts. 4:18).
Encorajar uns aos outros (1 Ts. 5:11).

Viver em paz uns com os outros (1 Ts. 5:13).

Buscai o bem uns aos outros (1 Ts. 5:15).

Encorajar um ao outro a abandonar a incredulidade e dureza de coração (Hb 3:13).

Estimular um ao outro para o crescimento espiritual (Hebreus 10:24).

Encorajar um ao outro pela participação fiel em sua igreja local (Hb 10:25).
Confessar os pecados uns aos outros (Tiago 5:16).

Orar uns pelos outros em suas aflições físicas (Tiago 5:16).

Seja sofredor e paciente para o outro (1 Pedro 4:8;. Ef 4:2).

Servir uns aos outros (1 Pedro 4:10;. Gal 5:13).

Agir com humildade para com o outro (1 Pedro 5:5).

Demonstrar afeto santo uns aos outros (1 Pedro 5:14).

Participar da santa caminhada com o outro (1 João 1:7).

Recuse-se a tornar-se ressentido com o outro (1 João 3:11-12).

Lutar contra o medo juntos pelo crescimento no amor (1 João 4:18).

Andam na verdade juntos (1 João 3:18, 2 João 1:5).


Meu destino especial como um crente, regenerado, é ser parte da igreja, e é a igreja que é o grande foco no plano mais amplo de Deus, e não eu.

Você pode dizer com Davi?:  "Quanto aos santos na terra, eles são os excelentes, nos quais está todo o meu prazer."  Salmo 16:3


segunda-feira, 17 de março de 2014

A fé sobe pelas escadas que o amor construiu, e olha pelas janelas que a esperança abriu.
Charles H. Spurgeon

O beco sem saída de nossa cultura!






Recentemente li uma frase de Norma Jean Baker. Você conhece? Conhece Norma Jean Baker? Ela talvez seja o mais famoso ícone do século XX. Não conheceu seu pai, nasceu em 1º de Junho de 1926. Sua mãe foi internada numa instituição para doentes mentais quando ela era criança e ela viveu então numa série de orfanatos de Los Angeles, sem pertencer a nada, sem pertencer a ninguém. Casou-se a primeira vez aos dezesseis anos, o que voltou a fazer algumas vezes. Virou um ícone, celebridade jamais esquecida, foi amante do homem mais poderoso do mundo na época... Uma overdose de barbitúricos a matou em agosto de 1962, aos 36 anos. O nome pelo qual a conhecemos é Marilyn Monroe.


Eis o retrato de uma das maiores celebridades do último século. A frase de Merilyn que eu li e que me levou a escrever agora foi:

“Você está sempre querendo e esperando
Alguma coisa;
Quando você consegue o que quer,
Não quer o que tem...
Depois de conseguir o que quer,
Não quer nem ver o que sempre quis.”


Ads not by this site
Esse é o beco sem saída da nossa cultura. Cultura que tem capturado nossas mentes, corações... e isso expressa grande parte do que chamamos pregação cristã de nossos dias. Apena um eco da cultura. A grande característica de nossa cultura é um narcisismo nativo no coração do homem natural. Isso tem caracterizado o evangelho no início do terceiro milênio da história da igreja. Agarre... agarre, é o que tem sido pregado - agarre toda a glória agora. Sem cruz, não pense na ira de Deus, não pense em Julgamento. Seja simplesmente tudo o que você pode ser. É a versão cristianizada do caminho de Norma Jean Baker.


Essa visão de vida fez de Deus um meio para um fim e não a razão pela qual fomos criados. Estamos buscando glória. É uma “teologia da glória” – Mas não o Soli Deo Gloria, nem a glória que o evangelho promete: “...herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória”. - Romanos 8:17 – Glória na participação na humilhação de Cristo não é a teologia da glória pregado no início do século XXI. É a glória que exigimos aqui e agora, nos nossos termos... nos termos que Norma Jean Baker procurou. Como a pregação pode ter chegado a um nível tão baixo?


Abraçamos o mundo e então começamos a dançar como a música. Como Marilyn Monroe  colocou certa vez com grande perspicácia: “Hollywood é um lugar onde lhe pagam milhares de dólares por um beijo e cinquenta centavos pela alma”.

Ads not by this site
A pregação atual é em sua maioria um eco do coração vazio de eternidade da cultura de nossos dias. Um mundo que fala de liberdade, mas já não vê quão sem sentido ela é, um sonho de uma mente caída e enganada e enganando a si mesmo. Uma geração de liberdades vazias. Como disse um poeta:


Livre! Livres para dormir, levantar, comer, trabalhar, comer,
Trabalhar, assistir, dormir, levantar;
Livres para ficar velhos, mais velhos,
Livres para nos aposentarmos.
Livres para podarmos o jardim,
Livres para envelhecermos ainda mais
E com mãos trêmulas, regar as flores na janela.
Livres para morrer – e talvez ter  o nome no jornal num obituário pago.
Livres para viver, para morrer, para sermos esquecidos;
Nós que passamos a vida inteira na escravidão do medo da morte,
E do medo da vida sem sentido.


O evangelho que fala sobre a “liberdade humana” é digno de pena, é rizível. O evangelho da “prosperidade” é digno de vergonha e desprezo. Não estamos ficando mais saudáveis a cada dia, mais fortes, experimentando mais e mais... estamos na verdade morrendo e nada pode reverter este fato. Nem tudo – em dinheiro, fama, beleza, poder... que Norma Baker possuiu – pôde reverter o fato de que ela estava morrendo e que a vida da “teologia da glória” agora, é um beco sem saída –  e fica pior – A morte é apenas um sintoma. Cada um de nós terá uma causa diferente em nossos atestados de óbito. Mas de fato, sua causa é algo que todos partilhamos: “O salário do pecado é a morte” – Romanos 6.23 – “O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei” – 1 Coríntios 15.56.




Ads not by this site
As boas novas do evangelho não tem nenhuma relação com mascarar os sintomas. Os textos mencionados, graças a Deus, não param no desespero, mas também não apontam para outro lugar senão Deus e sua glória infinita – “ O salário do pecado é a morte, mas o DOM GRATUITO de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” – “O aguilhão da  morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que NOS DÁ a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” – A liberdade e vitória oferecida não está num beco sem saída da “teologia da glória” segundo Hollywood – é muito mais profunda do que alívio das tristezas da vida, do stress, solidão ou doença que inevitavelmente leva a morte. Deus está falando sobre a vitória sobre a morte eterna!


O plano de Deus não se focou nos sintomas... Cristo não veio por causa deles... Ele foi direto a causa – A “ira de Deus sobre a impiedade e injustiça dos homens” – Romanos 1.18. Você não precisa de Cristo como um  caminho para buscar e conseguir as coisas que Norma Jean Baker (Marylyn Monroe)  procurou... Não precisa de Deus para ter, eu diria, uma visão mais positiva da vida... mas para ter uma visão da futilidade da vida do homem como ela é: “Não foi mediante coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da vossa fútil maneira de viver que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo...” – 1 Pedro 1.18. Um evangelho que não tira o homem dos valores fúteis da vida centrada no homem, no mundo... e não em Deus, não é evangelho nenhum. O evangelho nos liberta da escravidão da futilidade.


Quando tentamos encaixar Deus no enredo, no filme de nossa vida caída, centrada em nós mesmos, centrada no mundo... não conseguimos entender o básico ainda – o enredo está errado, a vida está errada... a vida como um eco de nossa cultura... faz dela um eco de tudo que está sobre a ira de Deus. Deus não se deixará encaixar no enredo que escrevemos para nossas vidas... esse enredo expressa toda a futilidade da  qual o sacrifício de Cristo vem livrar o homem.
Cristo veio, e essa é a maior notícia do mundo – mas Ele não veio morrer para que o homem encontrasse um pouco mais de felicidade e sucesso na vida – Ele nos coloca no caminho que nos leva a cruz. Um Mártir da igreja escreveu:

Ads not by this site
“Somos desarraigados de nossa própria existência e levados de volta para a história sagrada de Deus na terra. Ali, Deus tratou conosco, com nossas necessidades e pecados, por meio da ira e da graça divinas. O importante não é que Deus seja espectador e participante em nossa vida ( enredo ) hoje, mas que sejamos ouvintes atentos e participantes na ação de Deus na história sagrada, na história de Cristo na terra. Deus está conosco hoje, enquanto estivermos aqui.  Nossa salvação está “fora de nós mesmos” ( extra nos ). Eu encontro salvação não na história de minha vida, mas somente na história de Jesus Cristo... toda a realidade; nossa vida, nossa necessidade, nossa culpa e nossa libertação estão nas Escrituras”.

Ao dizer que ao vir o objetivo de Cristo é te ajudar a ter sucesso no enredo que você tinha escrito para sua vida, a pregação se torna nada mais que um eco da futilidade! Evangelho segundo Hollywood.


"Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me." -  Lucas 9:23


"Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." -  Mateus 16:24


http://www.josemarbessa.com/2014/03/o-beco-sem-saida-de-nossa-cultura.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FCBGG+%28JOSEMAR+BESSA%29 

domingo, 16 de março de 2014

JOSEMAR BESSA: Egomaníaco!

JOSEMAR BESSA: Egomaníaco!: Jesus era um egomaníaco ou Deus? Senso de auto-proteção nos é natural. Se juntarmos isso com a ideia comum, o senso geral de nossa...

sábado, 15 de março de 2014

quarta-feira, 12 de março de 2014

Uma maravilhosa experiência de um Pastor nos dias da repressão soviética nos ensina sobre a presença de Deus conosco em todo o tempo.


Deus é pleno de certezas. Essa é a maneira dEle ser. Leia estas promessas:   

"O Senhor é por mim, não recearei; que me pode fazer o homem?" (Salmo118:6) 

"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31) 

"Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?... Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor deDeus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:35, 38 e 39)

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e suplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os   vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6 e 7) 

Deus quer que saibamos que Ele andará conosco hoje e cada dia até a vinda de Cristo. Simplesmente estenda sua mão e coloque-a na mão divina. Então, relaxe-se. Deus o guiará pelo caminho. 

Os trovões ribombam e uma torrente de luz brilha desde os céus.Alguns instintivamente cobrem suas faces. Outros olham para cima com segurança.

Stepan Germaniuk fora mandado para o exílio no final da guerra. Nesse tempo, as autoridades soviéticas estavam tentando reprimir todos os grupos religiosos que não podiam controlar. Ainda mais, esse pastor não parava de pregar o evangelho aonde quer que fosse. Assim, as autoridades o baniram para a pequena vila de Chumikan, num distante ponto da gélida tundra siberiana. Eles imaginavam que sua fé rapidamente se debilitaria nesse lugar de baixíssimas temperaturas e constantes nevascas. O Pastor Germaniuk desceu do trem e olhou ao redor, para os frágeis edifícios da vila e as cores das pequenas e tortuosas árvores pontilhando a paisagem; não havia muita coisa para animá-lo. 

Mas Stepan sabia algo que as autoridades comunistas ignoravam. Deus estava andando a seu lado. E ele cria na promessa de Deus de transformar os planos malignos dos homens em algo bom. Assim, ele tirou seu chapéu em meio aos uivantes ventos e orou em voz alta: "A Terra é do Senhor e tudo o que nela há, e se houver qualquer pessoa vivendo aqui, mesmo que seja uma só, então poderei viver neste lugar também. Eu Te glorificarei neste lugar, meu Senhor."

Stepan foi procurar um quarto para alugar numa casa imunda e em mau estado. A senhoria despendia todos os seus ganhos em bebidas. Muitosdos habitantes de Chumikan ficavam bêbados a maior parte do tempo, para entorpecer a dor de sua miserável existência. Mas isso foi antes de Stepan haver iluminado aquele lugar. Ele esfregou os soalhos e as paredes, fez reparos em toda a casa. Começou a preparar boas refeições e a repartir os pacotes de alimento que recebia. A senhoria ficou aturdida e disse a seus amigos:"Tenho um homem santo vivendo em minha casa."Quando o chefe da polícia local advertiu Stepan de que nenhuma pregação seria permitida, o Pastor replicou: "E que castigo você me aplicaria que fosse pior do que me enviar para cá? Sou um pregador por convicção e chamado." 

Na primavera seguinte, as autoridades permitiram que a esposa de Stepan e seus filhos se unissem a ele. Mas eles foram forçados a se mudarem para uma casa infestada de ratos. Quando levaram sua bagagem para dentro e a puseram no chão, as coisas não pareciam muito boas. Mas essa família sabia de uma coisa: Deus estava com eles na Sibéria. E assim, a primeira coisa que fizeram foi apanhar um violão, formar um círculo e entoar um hino de louvor a Deus. Eles criam que o Pai celestial lhes proveria o que precisassem. 

Pouco depois, o supervisor de tarefas de Stepan lhe deu permissão para comprar uma cabana próxima à floresta. O pastor e alguns de seus novos amigos começaram a dar um jeito no lugar. Eles acrescentaram alguns quartos e logo a cabana se parecia realmente com um lar. Sua família plantou um pequeno jardim. Plantaram também batatas num cercado de pedra. Essa era a única maneira através da qual eles poderiam cultivar naquela distante região.Durante os dois breves meses de verão, a luz solar incidia sobre as pedras e fazia com que as pequeninas batatas crescessem. 

Stepan e sua família começaram a realizar serviços de culto em sua própria casa. Os vizinhos apareciam inesperadamente para visitá-los. Alguns habitantes da vila vinham para conferir como estavam indo as coisas. Todos ficavam espantados com o que viam. Aquela gente adorava a Deus com alegria! E como gostavam de cantar! Com freqüência as crianças participavam declamando poesias. Algumas vezes os encontros duravam desde a manhã até a tarde. Todos ficavam tão felizes que dificilmente percebiam que o tempo se passara. A família vivenciava intimidade com Deus num dos mais desolados lugares da Terra. Eles experimentavam essa sensação enquanto memorizavam juntos passagens da Bíblia. Experienciavam-na quando viam pessoas contritas despertarem com sua nova fé em Jesus. Experimentavam-na andando pela praia e olhando as ondas e também na escuridão da noite. Stepan relembra: "Nunca nos cansávamos de contemplar as estrelas. Continuamente, à noite, nós saíamos para contemplá-las e cantar o hino:” 

"Oh, céu estrelado, que 
maravilha tu és,
que reflexo do amor divino!"
Quando um oficial comunista do partido local ouviu o que estava acontecendo na casa de Stepan, ficou louco de raiva. "Vejam, este homem trapaceou conosco. Mesmo aqui ele tem um paraíso." Sim, Deus está bem próximo de Seu fiel povo. Sim, Deus anda com eles cada dia, não importa quais sejam as circunstâncias. Ele pode transformar qualquer lugar, seja uma fornalha ardente ou a gélida tundra, num paraíso. 

Deus está procurando pessoas hoje, procurando por gente que permaneça a Seu lado e creia. Ele está ansioso para que você coloque sua mão na dEle. Está ansioso para poder conceder-lhe Sua bendita segurança. Está ansioso para erguê-lo a novas alturas. 

Você já ouviu a voz de Jesus falando ao seu coração enquanto estudava Sua Palavra? Você sentiu o convincente poder do Espírito Santo apelando-lhe para seguir os ensinos divinos de Sua Palavra? Sente você a urgência dessas mensagens? Você sabe que posição tomar com Jesus? O que você gostaria de Lhe dizer?

O Túmulo Vazio de Cristo: O berço da Igreja

A Páscoa se cumpre em Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Na cruz, Ele se ofereceu como sacrifício perfeito, levando noss...