“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.1 João 4:7
O Novo Testamento nos diz que a Igreja é como uma família. Todos seus integrantes são irmãos entre si. Nas relações familiares, vive-se diferentes e variadas experiências. A relação entre os irmãos geralmente pode ser boa, mas em outras ocasiões, não muito. Deus deseja que na igreja reine o clima de amor e compreensão. Em toda família os irmãos quando são pequenos brigam por qualquer coisa, à medida que vão crescendo e amadurecendo, cada assunto pode ser tratado e as coisas vão se resolvendo cada vez melhor.
O Senhor Jesus sabia disto e é por isso que nos deixou um mandamento muito curto, mas que pode revolucionar nossas relações “Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros”João 15:17
O amor permite que nos aceitemos tal qual somos.
O amor nos faz perdoar as ofensas e esquecer as agressões.
O amor nos motiva a ajudar.
O amor nos permite renunciar ao que é nosso para beneficiar o próximo.
Conta-se que na Segunda Guerra Mundial os soldados vencedores explodiram uma bomba no centro de um pequeno povoado. Todos fugiram. Uma menina de uns oito anos saiu correndo levando nos seus braços seu irmão um pouco menor que ela. Um homem que corria desesperado como todos os demais a observou e gritou: “Menina, não é muito peso pra ti? E a menina respondeu: “Não, é meu irmão”.
Na hora de ajudar um irmão, não se leva em conta o tanto que fazemos por ele, mas a razão do porquê fazemos, fazemos porque é nosso irmão.
Nem sempre será uma ajuda material que nosso irmão espera. Às vezes, necessita companhia, que oremos por ele ou simplesmente dediquemos tempo em escutar suas dores.
O amor aos irmãos sempre se mostrará em ações concretas e não em um discurso lindo, porém vazio de conteúdo. Isto é o que nos ensinou o Mestre quando lavou os pés dos seus discípulos.
Reflexão: Tanto amo aos meus irmãos, tanto estarei disposto a fazer algo em benefício deles.
Leitura Complementar: 1º João 4.7-21
Autor: Pedro Fuentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário